Metropolis por Osamu Tezuka

Para tentar diminuir a gigantesca fila de gibis que estava se formando em casa, eu decidi ler só quadrinhos por enquanto, até que fique de um tamanho menor. Isso por outro lado, só faz aumentar a fila de livros para ler, mas isso é um problema para outra hora.

Um dos primeiros dessa lista, em nenhuma ordem particular é Metropolis do genial Tezuka, que é na verdade muito diferente do que eu esperava, já que pensava que seguia bastante o enredo do anime de 2001.

Na história do mangá, Duque Red, líder da organização criminosa conhecida como Partido Red, encomenda ao professor Charles Lawton que crie um ser feito somente de células sintéticas, com a mais alta tecnologia, fazendo assim com que fosse incrivelmente poderoso e sob as ordens dele. Lawton acaba criando este ser, mas não quer entregar ele ao vilão, e resolve criá-lo como seu próprio filho, chamando-o de Michi.

É interessante como aqui, a história não é tão coesa como no anime, e se gaste muito mais tempo ao redor de Michi, e sua busca por uma identidade própria e se ele deveria se considerar humano ou robô. Um outro tema forte, que aparece enunciado no início e no fim da história é a questão do progresso tecnológico exagerado e sem controle, que poderia trazer a destruição da própria humanidade. Após ler o mangá, é realmente muito fácil acreditar na famosa frase de Tezuka que diz que a única coisa que ele viu do do filme de Fritz Lang foi o cartaz. Isso não o impediu de criar um mundo fabuloso e uma história muito interessante.

Anúncios

Um pensamento sobre “Metropolis por Osamu Tezuka

  1. Confesso que me encheu de curiosidade. Metropolis é um filme excelente e único. É engraçada a referência nominal e não em conteúdo. Ou, enfim, talvez não exista referência nenhuma.

    É verdade, também, que não estou no patamar de entender as menções ao anime.

    Uma hora dessas você me traz para eu ver?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s