Nation por Terry Pratchett

Eu sempre leio tudo do Terry Pratchett que eu encontro e esse foi um desses casos. Na verdade, eu vi pela primeira vez na Amazon e fiquei bem curioso já que esse é o primeiro título que não é relacionado com Discworld em anos.

Nation conta a história de um mundo muito parecido com o nosso, lá pelo fim do século 19, que enfrenta um grande cataclisma, pensado por muitos como o fim do mundo. Por causa disso, Na longa lista de sucessão ao trono do império britânico, chegamos ao número 138 que está se dirigindo para Port Mercia, ponto seguro das intempéries. Numa embarcação separada, está a filha dele, com o mesmo destino, porém vítimas de um motim e de um castigo maior da tempestade, eles naufragam numa ilha não identificada. Ao mesmo tempo, o jovem Mau, jovem da grande Nação das lihas pelágicas que está pronto para terminar seu ritual de passagem e ganhar as tatuagens de um adulto, podendo somente assim, trocar sua alma de criança por uma alma de homem. Infelizmente, um onda gigante destrói boa parte da ilha onde se encontra a Nação, deixando apenas Mau, que estava em uma ilha menor fazendo sua provação, como sobrevivente de sua tribo. Assim, é formado um casal um tanto quanto excêntrico, que além das barreiras linguísticas e culturais para conviverem, terão que descobrir o que  fazer com os outros sobreviventes que aparecem lá procurando por respostas e abrigo.

Apesar de não ter o ritmo habitual das histórias de Discworld, tem algo muito interessante no personagem de Mau, que por não ter terminado o ritual de passagem, não recebeu a alma de homem, e portanto começa a questionar o papel dos deuses na ilha e no desastre que aconteceu. Pratchett cria novamente com maestria um mundo parecido com o nosso o suficiente para nos identificarmos com ele, mas mostrando ao mesmo tempo como ele pode ser irracional e arbitrário para alguém de fora.

Anúncios

Um pensamento sobre “Nation por Terry Pratchett

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s