Howl’s Moving Castle por Diana Wynne Jones

Howl's Moving CastleEsse livro eu comprei pouco antes de ir para a Australia. É o romance que inspirou Miyazaki a fazer sua adaptação para o cinema, que no Brasil recebeu o péssimo título de Castelo Animado. Qual o problema com “O Castelo Ambulante de Howl”? Sério. Ou só O Castelo Ambulante. Quando eu vi a animação, eu vi que tinha sido inspirado num livro, e esse foi o motivo principal de comprar esse volume quando eu vi na Livraria Cultura.

De qualquer forma, a adaptação de Miyazaki é bem fiel ao livro. Sophie, a primeira de 3 irmãs, se vê fadada ao fracasso e sem grandes aventuras, posto que esse é o destino da irmã mais velha. No entanto, seu destino muda completamente quando ela estraga os planos da Witch of the Waste, mesmo sem saber o que ela fez. Transformada pela bruxa uma idosa de 90 anos, Sophie vê como sua única alternativa para voltar à sua idade original, ter que encontrar o terrível feiticeiro Howl, capaz de ações perversas e devorar o coração de jovens inocentes. O mundo criado pela autora tem um clima bem similar aos contos de fadas, assim como a forma e ritmo do texto. Outro fator que contribui para esse ambiente são os títulos de cada capítulo, que resgatam a antiga tradição de dar um resumo do que está por vir, como “1: In which Sophie talks to hats”, ou “5: Which has far too much washing”. Conforme nos aprofundamos na história, percebemos que os personagens tem mais profundidade, e o mundo pintado por Jones é um pouco mais sombrio do que a animação, mas nem um pouco menos interessante. Esse livro é uma excelente oportunidade de observar daonde Miyazaki tira inspiração para suas obras, e de que quebra uma excelente pedida para quem gosta de fantasia e contos de capa e espada.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Howl’s Moving Castle por Diana Wynne Jones

  1. Li um outro livro da mesma autora, “Charmed Life” (Vida Encantada).

    É muito legal e me parece ter influenciado Harry Potter, apesar de um pouco mais adulto, no geral.

    []s,
    Caio.

  2. O livro é realmente bem agradável de ler, e ela consegue misturar momentos de fantasia, humor e até um pouco de suspense de maneira muito boa. Se você gostou da animação, há uma boa chance de gostar bastante do livro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s