King Lear por William Shakespeare

King LearEsse livro entrou inesperadamente na minha lista de leitura. Eu comprei um ingresso para assistir a peça na Opera House em Sydney, e uma amiga da minha mãe sugeriu que eu lesse a peça antes, assim, poderia aproveitar o espetáculoo melhor. Como tinha algumas semanas para a data do meu ingresso, achei uma boa oportunidade de ler uma peça de Shakespeare em inglês. Eu já conhecia a peça de nome, porque é uma das preferidas da minha mãe, e eu conhecia uma versão aparentemente mais infantil da peça, que na época, achava que era a história original.

Uma coisa excelente da versão da penguin que eu comprei é que a peça em si é somente um terço do livro. O livro conta com uma introdução sobre a vida e os trabalhos de Shakespeare, como trabalhos anteriores provavelmente inspiraram o autor e fizeram com que seu estilo dramaturgo evoluísse o suficiente para contar uma história tão rebuscada e trágica como a do Rei Lear e suas filhas. Não só isso, como ele conta duas histórias inicialmente paralelas, mas que se entrelaçam de maneira impressionante e trágica.

O enredo de maneira resumida é o seguinte: O Rei da Inglaterra (Lear) é enganado por suas filhas mais velhas, Regan e Goneril, e acaba sendo expulso de seu próprio reino. Paralelamente, o filho bastardo do duque de Gloucester trama contra seu pai, querendo tomar um posto como nobre legítimo. Dessas duas aparentemente simples histórias, se desenrola uma tragédia orquestralmente dirigida, trazendo personagens excepcionais.

King Lear, apesar de não possuir diálogos tão famosos como Hamlet (“Ser ou não ser…) ou Ricardo III (“Meu reino por um cavalo…”), é considerada uma das melhores tragédias escritas por Shakespeare enquanto esatav no pico de sua habilidade e  criatividade.

Um pensamento sobre “King Lear por William Shakespeare

Deixe uma Resposta

